O projeto "Littera - Literaturas germânica e brasileira - Minicursos para a Casa de Estudos Germânicos"

A Casa de Estudos Germânicos promove há mais de 50 anos a divulgação da Língua e da cultura alemã em Belém dentro da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse sentido, foi interessante criar uma atividade no campo da Literatura que envolvesse a cultura alemã com a brasileira, além da língua alemã com a língua portuguesa numa perspectiva de trabalhos comparados, em que as duas culturas pudessem encontrar pontos comuns ou mesmo diferenciados dentro dessas perspectivas.

Neste sentido foi instituído o projeto Littera – literaturas germânica e brasileira, de autoria da professora Msc. Patricia Cezar da Cruz, o qual foi apresentado para a Casa de Estudos Germânicos em maio de 2013, para a avaliação do professor Msc. Michael Arnegger, então coordenador da CEG, e tendo sido aprovado pelo coordenador, já começou suas atividades em 19 de junho de 2013, com o minicursoA sedução do Fausto, de Goethe, e a sedução de Riobaldo,de Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, em colaboração com a professora Msc. Márcia Denise Assunção da Rocha. A partir dessa data, o projeto já apresentou até o presente momento, 22 edições de minicursos (ver cronograma) os quais foram ministrados não somente para Casa de Estudos Germânicos como também para a Feira do Livro nas suas edições de 2014 e 2017, para o curso de Direito, e seus resultados foram publicados na revista dos professores de alemão–Projekt em dezembro de 2016. Também o projeto tem sido alvo de interesse de veículos de mídia como o portal G1, o Diário do Pará, a rádio Cultura, ASCOM (UFPA) dentre outros.

O projeto Littera – Literaturas germânica e brasileira – Minicursos para a Casa de Estudos Germânicos é um projeto enquadrado como “Outros” dentro da plataforma Lattes; possui caráter permanente; o site de divulgação de todas as atividades do projeto é oficialmente hospedado em www.litteraonline.net cujo domínio é próprio, e tem também caráter permanente.

Os minicursos são oferecidos gratuitamente à comunidade acadêmica e público em geral, de modo que é rigorosamente vedada a cobrança de qualquer valor dos interessados que preencherem a ficha de inscrição na secretaria da CEG ou nos formulários disponibilizados on line no Facebook do projeto em www.facebook.com/LitteraCEG ou no site oficial do projeto em www.litteraonline.net.